O que são os alimentos naturais?
Você se preocupa com a sua saúde e consome os alimentos naturais e orgânicos? Se a sua resposta é sim, você está tomando a decisão certa para sua saúde.

Os alimentos naturais oferecem benefícios nutricionais que não são encontrados em alimentos processados. Eles contêm menos aditivos artificiais, pesticidas, produtos químicos e outras substâncias nocivas. Estes alimentos também contêm mais vitaminas e minerais, mais antioxidantes e mais fibra do que os alimentos convencionais. Estão classificados como primeiro item na NOVA classificação dos Alimentos.
Benefícios nutricionais

Consumir os alimentos naturais e orgânicos promove uma alimentação saudável e balanceada, pois tais alimentos possuem nutrientes vitais para o organismo, tais como vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Nesta seção, vamos conhecer melhor os benefícios que cada um desses nutrientes podem produzir em nosso corpo.
Vitaminas e minerais
São nutrientes essenciais para uma boa saúde. Os alimentos in natura e orgânicos são ricos em tais nutrientes. Estes tipos de alimentos são produzidos sem produtos químicos, pesticidas, fertilizantes químicos e portanto, eles preservam seus nutrientes naturais. Esses alimentos são ricos em vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro, proteína, fibras alimentares e outras vitaminas e minerais importantes. Oferecem um amplo espectro de nutrientes essenciais para a saúde.
Eles são ricos em fibras, que podem proporcionar benefícios à saúde. As fibras contribuem na digestão e ajudam a regular o trânsito intestinal, além de promover a sensação de saciedade. Uma dieta equilibrada rica em alimentos naturais tem muitas vantagens para a saúde.
Antioxidantes
São substâncias importantes para manter a saúde e prevenir doenças. Os alimentos in natura são ricos em antioxidantes como as vitaminas A, C e E, bem como os minerais selênio, zinco e magnésio. Esses alimentos têm um alto teor de fitoquímicos como carotenóides, polifenóis e flavonóides que são responsáveis por fornecer uma variedade de benefícios à saúde.

Também ajudam a proteger as células do organismo contra os efeitos nocivos dos radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce.
Alimentos orgânicos
Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos a partir de técnicas de agricultura orgânica, que não utilizam pesticidas, fertilizantes químicos e transgênicos. Esses alimentos têm sido cada vez mais procurados pelos consumidores nos últimos anos devido aos seus benefícios nutricionais. Existem vários benefícios nutricionais associados aos alimentos orgânicos.

Em primeiro lugar, os alimentos orgânicos são mais ricos em nutrientes do que os alimentos comuns. Estudos têm demonstrado que alimentos orgânicos contêm uma maior concentração de nutrientes do que alimentos convencionais.
Em segundo lugar, os alimentos orgânicos não contêm resíduos de pesticidas, fertilizantes e outros químicos que podem ser prejudiciais à saúde. Além disso, eles também não contêm compostos transgênicos. Essas substâncias químicas podem ser absorvidas pelos alimentos e, portanto, podem representar um risco à saúde humana.
Neste link você pode encontrar Feiras orgânicas perto da sua casa.
Produção sustentável
Alimentos in natura são aqueles cuja produção é feita a partir dos recursos naturais existentes. Estes contêm nutrientes, minerais e fibras importantes para proporcionar benefícios nutricionais, mas não estão isentos de agrotóxicos. Já os alimentos orgânicos não são modificados geneticamente e são produzidos sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos ou hormônios. A produção sustentável garante que estes alimentos sejam produzidos usando métodos que preservam o solo e a água, usam menos energia e recursos químicos, além de proteger a biodiversidade.
A agricultura orgânica utiliza adubo orgânico, como composto, para fertilizar a terra e não apoia o uso de defensivos químicos. Isso significa que a água usada para produzir alimentos orgânicos retorna à natureza sem contaminar o meio ambiente.

Outro grande benefício ambiental é que os alimentos orgânicos não são cultivados em monoculturas ou em sistemas de cultivo intensivos de grandes áreas. Estes tipos de cultivo exigem um extenso uso de defensivos químicos, fertilizantes sintéticos e quantidades enormes de água para irrigação, que, quando liberada na natureza, contaminam os cursos d’água, criando problemas ambientais graves.
Além disso, os alimentos orgânicos são geralmente produzidos de forma sustentável, envolvendo uma prática de agricultura regenerativa. Isso significa que a terra é tratada como um ecossistema vivo, que se regenera com o uso de técnicas de conservação, como cobertura do solo, rotação de culturas e aumento da biodiversidade. Estas práticas ajudam a reduzir a erosão do solo, aumentam a fertilidade do solo e melhoram a qualidade da água.
Os alimentos orgânicos nem sempre têm um custo de produção menor do que os alimentos processados. São produzidos com base nos princípios da agricultura biológica e são cultivados em ambientes saudáveis, sem a adição de fertilizantes ou pesticidas sintéticos e de outros produtos químicos. Por serem cultivados localmente, os custos de transporte também são reduzidos.
Além disso, os alimentos orgânicos não exigem tecnologia cara ou equipamentos complicados para sua produção. O que é necessário é conhecimento de técnicas desenvolvidas em centros de pesquisa nas Universidades. Isso não significa que o custo de produção dos alimentos orgânicos seja muito menor do que o dos alimentos naturais devido ainda à pequena escala, mas em breve esta equação tende a se equilibrar.
Os alimentos in natura e os orgânicos estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores que buscam hábitos alimentares mais saudáveis. Estes alimentos fornecem diversos benefícios nutricionais que podem ajudar a melhorar a saúde.
Maior Concentração De Antioxidantes
Muitos alimentos nessa categoria possuem grandes quantidades de antioxidantes. Estes compostos químicos são cruciais para a saúde humana pois combatem os danos celulares causados pelo estresse oxidativo. Um dos principais benefícios nutricionais para optar por alimentos desta classe é que eles podem ter maior concentração de antioxidantes do que alimentos processados.
Uma alimentação balanceada, com alimentos in natura, preferencialmente orgânicos traz inúmeros benefícios à saúde. Faça a sua escolha. Não existe milagre. E lembre-se do nosso mantra: