Batata Yacon – uma arma contra a glicemia

Clique para avaliar este post!
Total: 0 Média: 0

A Batata Yacon é uma planta originária dos Andes, na América do Sul, mais precisamente das regiões montanhosas do Peru e da Bolívia. Ela pertence à família Asteraceae e é cultivada principalmente por suas raízes tuberosas comestíveis, que têm um sabor doce e crocante, semelhante ao de uma pêra ou maçã.

A batata yacon tem sido tradicionalmente cultivada nas regiões andinas há séculos e era conhecida pelas populações indígenas. Ela foi trazida para outras partes do mundo devido ao interesse crescente em suas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde. Nos últimos anos, a batata yacon ganhou popularidade como uma fonte de inulina, um tipo de fibra dietética ou melhor, um frutano ou um polímero de frutose e, seu suco ou extrato são usados em produtos de saúde e alimentos funcionais.

O ‘açúcar’ ou Frutooligossacarídeos (conhecidos como FOS) é composto por uma cadeia mais longa de açúcares. Com até cerca de 5 açúcares ligados entre si, é muito mais longo que os mono ou dissacarídeos, mas não um açúcar de cadeia longa como a Inulina. A inulina com cerca de 10 a 11 cadeias pode ser decomposta em FOS.

O FOS é quase tão doce quanto o açúcar e tem um valor calórico muito inferior ao dos açúcares simples. Nossos corpos o tratam mais como uma fibra do que como um açúcar e ele entra em ação no cólon, onde é fermentado por bactérias anaeróbicas. Como tal, o FOS é um prebiótico, alimentando as “bactérias boas” no nosso intestino grosso e é citado em estudos que aumenta a saúde geral do nosso trato gastrointestinal. Alguns estudos sugerem que é um tratamento eficaz para infecções fúngicas.

Devido à configuração de suas ligações glicosídicas, os frutooligossacarídeos resistem à hidrólise pelas enzimas digestivas salivares e intestinais. No cólon eles são fermentados por bactérias anaeróbicas. Ou seja, possuem menor valor calórico, ao mesmo tempo que contribuem para a fração de fibra alimentar da dieta.

O FOS serve como substrato para a microflora no intestino grosso, aumentando a saúde geral do trato gastrointestinal. 

Para se ter um melhor aproveitamento das propriedades da Yacon e manter os açúcares (FOS) preservados, a melhor maneira de consumi-la é em saladas, fresca e crua e, dentro do possivel, logo após a colheita.

É um alimento muito perecível pois assim que é colhida  imediatamente começa a se decompor em açúcares mais simples. É por isso que o yacon fica mais doce com o tempo.

Uma forma de se consumir Yacon é em salada. Aqui vai uma sugestão:

Pegue uma manga, duas laranjas, uma cenoura, 2 Yacons médias, 1 limão, cranberry, passas.

Descasque e corte em pedaços pequenos a manga, as laranjas e as Yacons. Use parte do suco do limão sobre as Yacons para que não escureça. Rale a cenoura em um ralador fino. Use a outra parte do suco de limão sobre a cenoura para que também não escureça. 

Misture tudo em uma travessa e tempere com curry, canela ou a seu gosto. Misture também a cranberry e as passas.

Sirva com uma salada de folhas com alface, acelga, agrião, etc.

Fica refrescante e muito nutritivo.

Rolar para cima